Herdade do Sobroso em Vidigueira distinguida pela Forbes
Escrito por MarcoAbundancia em 19/11/2025
A Herdade do Sobroso, no concelho de Vidigueira, é um dos três projectos portugueses que integra o ranking “The World’s 50 Best Wineries 2025”, divulgado pela revista norte-americana Forbes.
Segundo revelou a Agência Regional de Promoção Turistíca do Alentejo, o ranking em parceria com os especialistas da Virgin Wines, distinguiu as 50 melhores adegas do mundo, entre elas estão cinco projetos portugueses, três dos quais localizados no Alentejo, a Herdade do Sobroso, Fitapreta e Torre de Palma.
O ranking destaca adegas que se distinguem pela combinação entre história, qualidade dos vinhos, aposta na sustentabilidade e excelência da experiência oferecida aos visitantes.
Portugal está representado no ranking com cinco projetos: Herdade do Sobroso (Alentejo), Fitapreta (Alentejo), Torre de Palma (Alentejo), Quinta do Bomfim (Douro) e Quinta da Aveleda (Vinhos Verdes).
Localizada junto ao Alqueva, a Herdade do Sobroso alia a produção de vinhos de autor a um wine hotel inserido em plena paisagem alentejana, com provas de vinhos, programas na natureza e uma forte ligação ao território.
A Fitapreta, instalada num antigo paço do século XIV às portas de Évora, é um projeto pioneiro liderado pelo enólogo António Maçanita, com forte aposta na recuperação de castas históricas e numa abordagem contemporânea ao Alentejo.
Já a Torre de Palma Wine Hotel & Winery, no Alto Alentejo, combina um hotel de design, inspirado nas antigas casas senhoriais alentejanas, com uma adega boutique que valoriza a tradição e o terroir, oferecendo programas completos de enoturismo.
Segundo a ARPTA, a “distinção das adegas alentejanas pela Forbes, a Capital Europeia do Vinho 2026 no Baixo Alentejo e a realização do GWTO Global Summit 2026 na região vêm consolidar o Alentejo como um dos destinos de enoturismo mais relevantes à escala global”.