Gonçalo Valente lamenta dificuldades da Cáritas em manter o CAES

Escrito por em 11/09/2025

O deputado da AD Gonçalo Valente lamenta as dificuldades da Cáritas Diocesana de Beja em manter o funcionamento do Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES).

Em comunicado enviado às redações, o deputado eleito por Beja sublinha a “legitimidade” da Cáritas nesta decisão, considerando que “o atual protocolo com a Segurança Social não servia os interesses da Instituição”.

Segundo Gonçalo Valente, “foram colocadas em cima da mesa, pela tutela, várias propostas para aumentar as condições de gestão desta resposta social, sendo uma delas a atualização do atual protocolo logo no início de 2026, mas também foi rejeitada como as restantes”.

Segundo esclarece o parlamentar da AD, “este tipo de protocolo é nacional, o mesmo será dizer que todos os CAES em Portugal e quem os gere têm as mesmas condições, logo não era possível até ao final do ano proceder a alterações neste âmbito”.

Segundo avançou Gonçalo Valente, “está já a ser prontamente estudada e discutida a assunção desta resposta por outra instituição de Beja, pois a tutela pretende restabelecer este serviço público o mais breve possível por considerá-lo fundamental para a região”.

Gonçalo Valente recorda que, “desde janeiro deste ano que se encontra a funcionar uma equipa de outreach, coordenada pela associação ESTAR, que tem trabalho junto da população mais vulnerável e estão a ser realizadas diligências para a concretização de um CAES de nova geração, que irá permitir uma resposta social mais adequada às necessidades do território”.

As explicações foram deixadas pelo deputado Gonçalo Valente, à Rádio Vidigueira, que diz já ter sido encontrada outra entidade acolhedora do Centro de Acolhimento de Emergência Social.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE