Gonçalo Valente acusa Federação do PS do Baixo Alentejo de “postura populista”
Escrito por MarcoAbundancia em 09/07/2025
O deputado Gonçalo Valente voltou a responder às criticas da Federação do Baixo Alentejo do PS, que exigiu a reposição imediata das carruagens intercidades na linha do Alentejo, mais propriamente na ligação Casa Branca – Lisboa.
Em comunicado, Gonçalo Valente acusa o PS de “postura populista”, uma vez que a solução que o governo socialista “encontrou para reforçar a ferrovia nacional foi comprar carruagens em final de vida a Espanha e requalificá-las, esquecendo-se que o aspeto visual não se substitui aquilo que é a fiabilidade do material circulante, o seu motor”.
Segundo o deputado da AD, eleito pelo distrito de Beja, “sempre que surgem estes constrangimentos a CP recorre à rede nacional e faz substituições para que os serviços sejam garantidos, ou seja, retira de um lado para pôr noutro, e para que as linhas de onde foram retiradas as composições continuem em atividade, muitas das vezes recorrem a locomotivas mais antigas”.
O parlamentar afirma não estar contente com a decisão da CP, mas admite a “situação muito difícil” que este Governo herdou, não tendo “uma resposta imediata porque tem um concurso para novos comboios em litigância”.
Gonçalo Valente diz estar a “acompanhar o processo”, já tendo batido a várias portas, aguardando “uma intervenção o mais rápido possível para que a reposição seja feita o quanto antes”.