GNR REFORÇA PATRULHAMENTO PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Escrito por JoaquimOliveira em 04/08/2025
A Guarda Nacional Republicana vai intensificar a vigilância em zonas de maior risco de incêndio, com especial enfoque nas áreas com risco elevado, muito elevado ou máximo.
Através das valências de Proteção da Natureza e do Ambiente, Territorial e Investigação Criminal, a GNR pretende prevenir comportamentos de risco e combater a ocorrência de incêndios rurais.
A população é chamada a colaborar, evitando práticas perigosas como fazer lume, queimadas, lançar foguetes ou circular com maquinaria sem o devido equipamento de segurança, nos dias de maior risco.
Desde 1 de janeiro, foram realizadas mais de 28 mil patrulhas, que resultaram na detenção de 29 pessoas por incêndio florestal e na identificação de 458 suspeitos. Foram registados 3 678 incêndios rurais, que provocaram mais de 11 mil hectares de área ardida.
Segundo a GNR, a principal causa continua a ser o uso negligente do fogo, responsável por 35% dos incêndios investigados.
A GNR recorda que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520, para denúncias ou esclarecimento de dúvidas.