GNR inicia operação Censos Sénior 2025

Escrito por em 01/10/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, e até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”.

Segundo avançou a GNR em comunicado enviado às redações, esta operação, no âmbito do policiamento comunitário, “visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança”.

Este conjunto de ações encontram-se enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro, e onde os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, “com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas”.

A Operação de acordocom a Guarda Nacional Republicana, “visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto”.

Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. No distrito de Beja foram sinalizados 2998 idosos que vivem sozinhos ou isolados.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE