Fenareg satisfeita com decisão do preço de água de Alqueva
Escrito por MarcoAbundancia em 28/07/2025
A Federação Nacional de Regantes de Portugal – FENAREG está totalmente alinhada com a decisão do Ministério da Agricultura de manter estável o preço da água de Alqueva para os agricultores.
Em comunicado a Federação diz ser uma posição que “tem vindo a defender ao longo dos últimos anos, até porque é essencial garantir a previsibilidade no setor agrícola e rejeitar qualquer tentativa de aumento das tarifas, como voltou a ser sugerido pela Administração da EDIA”.
A FENAREG sublinha igualmente que o projeto de Alqueva já previa compensar os custos energéticos com produção própria e defende que o Estado deve assumir o equilíbrio financeiro da empresa pública — ou rever a concessão da central hidroelétrica à EDP.
A FENAREG lembra ainda que, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva foi concebido precisamente a pensar no custo energético do transporte de água. Por isso, o projeto incluiu, desde a sua origem, uma central hidroelétrica, cofinanciada por fundos da União Europeia, incluindo o fundo agrícola, para mitigar esses encargos.
A Federação, que diz sublinhar a posição da CAP, realça o papel das Associações de Regantes e o modelo que representam, que gerem Aproveitamentos Hidroagrícolas há mais de 50 anos e reforça também nesta ocasião a sua disponibilidade para colaborar com as entidades públicas na construção de soluções sustentáveis, que assegurem a continuidade da agricultura de regadio e a rentabilidade do Alqueva, que considera ser uma das mais importantes infraestruturas estratégicas do país.