Federação do Baixo Alentejo do PS critica o “retrocesso” na ferrovia na região
Escrito por MarcoAbundancia em 07/07/2025
A Federação do Baixo Alentejo do PS critica o “retrocesso” na ferrovia na região.
Em comunicado, a Federação do PS Baixo Alentejo, recorda que “o Baixo Alentejo sempre foi discriminado no que toca à ferrovia”, e que em 2019, “um Governo do Partido Socialista implementou o plano de recuperação do material circulante da CP”, devido à qual “foi finalmente possível colocar locomotivas e carruagens Intercidades a circular no Alentejo”, colocando o fim na “utilização das automotoras elétricas UTE 2240 em serviços de longa distância”.
A Federação Socialista refere em comunicado, que “após um acidente na Linha da Beira Baixa que obrigou à imobilização de material Intercidades, a CP decidiu repor as automotoras UTE 2240 nos serviços do Alentejo, retirando novamente as carruagens confortáveis que nos tinham sido atribuídas”.
Para o PS, trata-se de uma “afronta e uma falta de respeito pelas populações do Alentejo”.
A Federação do PS não aceita esta decisão, e quer a “reposição imediata das carruagens Intercidades”, e a “igualdade no serviço ferroviário”.
O PS sublinha que “o Baixo Alentejo tem direito a transporte público digno, confortável e moderno, como qualquer outra região do país”.