FAABA quer revistos os apoios à horticultura e às culturas de sequeiro

Escrito por em 24/02/2025

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo reivindicou “a reposição dos apoios à horticultura e apela à revisão urgente das medidas de apoio às culturas em regime de sequeiro”.

Em comunicado, a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, refere que “muitos agricultores da nossa região em regime de Produção Integrada ou em Modo de Produção Biológica, optaram no início da presente campanha agrícola por instalar culturas hortícolas ao ar livre, maioritariamente ervilhas”, fazendo “investimentos consideráveis com a instalação da cultura, na expectativa de virem a ser devidamente recompensados”.

Segundo a FAABA, a recente Orientação Técnica por parte da Autoridade de Gestão do PEPAC Continente ”vem agora definir que o grupo de pagamento “horticultura” apenas inclui culturas de regadio, sendo as culturas conduzidas em sequeiro ao ar livre incluídas no grupo de pagamento “culturas temporárias de sequeiro”.

A FAABA diz ser “inconcebível esta tomada de posição por parte da Autoridade de Gestão do PEPAC, que só surge agora, depois dos agricultores já terem realizado todos os custos com a instalação da cultura da ervilha”, sendo que o apoio definido para as “culturas temporárias de sequeiro” é “manifestamente insuficiente para cobrir os investimentos já efetuados, inviabilizando, à partida, as culturas já instaladas”.

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, apela neste comunicado, Ministério da Agricultura que “reveja esta situação, pois não é lícito alterar “regras a meio do jogo”, ainda por cima com grave penalização para os agricultores que se debatem com enormes dificuldades, nomeadamente os que praticam agricultura de sequeiro na nossa vasta região”.

A FAABA quer que, “sejam repostos nesta campanha os apoios inicialmente definidos para as culturas hortícolas”.

Em declarações à Rádio Vidigueira, Rui Garrido, presidente da Federação das Associações do Baixo Alentejo afirma que “não se pode alterar as regras a meio do jogo”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE