ETAR de Cuba já está em funcionamento

Escrito por em 16/09/2025

O executivo da Câmara Municipal de Cuba visitou com a Águas Públicas do Alentejo, a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cuba, que já está em funcionamento.

Segundo revelou a Câmara de Cuba trata-se de um investimento de 3,6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões foram financiados.

Segundo a autarquia cubense, o equipamento está dimensionado para uma carga orgânica de 4.829 habitantes-equivalentes, a infraestrutura tem capacidade para tratar 950 m³ de águas residuais por dia.

Localizada fora do perímetro urbano, esta nova unidade recebe a totalidade das águas residuais domésticas da Vila de Cuba, substituindo a antiga ETAR, que será desativada.

O processo de tratamento contempla várias fases: na fase líquida, inclui gradagem, tamisação, desarenação, desengorduramento, equalização, tratamento biológico e decantação; na fase sólida, o espessamento e desidratação de lamas; e, na fase gasosa, a desodorização através de biofiltro.

A ETAR está ainda equipada com uma linha de tratamento complementar para permitir a reutilização da água tratada em serviços diversos, prevendo-se a possibilidade de produção de água para reutilização (ApR).

Dispõe igualmente de uma unidade para receção de efluente proveniente de limpas-fossas.

Outro dos destaques é a aposta na sustentabilidade: a ETAR integra uma unidade de produção de energia fotovoltaica, com 72 kW de potência, permitindo uma redução de 40% no consumo energético da rede.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE