Estudantes do IPBeja produzem webséries de fição
Escrito por MarcoAbundancia em 02/01/2026
Os estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, do Instituto Politécnico de Beja, encontram-se a produzir um conjunto de sete webséries de ficção baseadas no livro de Max Aub, “Crimes Exemplares” (1957).
Segundo revelou o IPBeja, “os estudantes foram desafiados a expandir narrativamente os textos originais, a produzir e a realizar um conjunto de webséries transmedia, pensadas para difusão em plataformas digitais como o YouTube, Instagram e TikTok”.
Segundo avançou o IPBeja, deste desafio resultou a produção de sete webséries ficcionadas onde a criatividade e o sentido crítico dos estudantes cruzam os universos narrativos de Max Aub com problemáticas contemporâneas.
Entre os temas abordados, sobressai a reflexão sobre a desinformação no espaço mediático, potenciada pela utilização das redes sociais.
Segundo o IPBeja, “esta colaboração traduz-se numa relação de ganhos mútuos, contribuindo para o fortalecimento de parcerias locais e para a valorização da imagem da cidade de Beja e da região”.