Ervidel contesta proximidade dos olivais às habitações
Escrito por MarcoAbundancia em 18/02/2025
O Movimento cívico Ervidel em Ação realizou no passado domingo, em conjunto com a população, uma ação de protesto em Ervidel, contra a proximidade dos olivais às habitações.
Segundo o comunicado do Movimento, o protesto aconteceu junto ao mais recente olival, “para mostrar o descontentamento da comunidade em relação à proximidade do mesmo, e apelar às entidades competentes para a tomada de medidas que defendam o interesse e a saude da população”.
A iniciativa juntou dezenas de ervidelenses que desfilaram contra a recente plantação de um olival de grandes dimensões junto ao perímetro urbano, colocando como forma de protesto, placas no caminho rural que separa as habitações e o olival em questão.
Segundo aquele movimento, “o rápido avanço das culturas superintensivas, cada vez mais próximas das habitações, em áreas de elevada sensibilidade ecológica, junto à Albufeira do Roxo, está a comprometer a qualidade ambiental do território”.
O Movimento Ervidel em Ação ,promete “continuar a desenvolver as ações que a população considere necessárias para exigir o afastamento destas culturas intensivas ou superintendidas das zonas habitacionais”.
As explicações foram deixadas por Manuel Nobre, do movimento Ervidel em Ação, que deixou as preocupações e a revolta da população ervidelense, em relação à proximidade dos olivais.