Equipamentos culturais de Odemira distinguidos no Prémio Arquitetura Alentejo
Escrito por MarcoAbundancia em 17/11/2025
A Olaria Municipal e o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, no concelho de Odemira, foram distinguidos no passado dia 13 de novembro na 2.ª edição do Prémio Arquitectura no Alentejo, promovido pela Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos.
O projeto da Olaria Municipal (localizada em Odemira), da autoria do arquiteto Daniel Pinho (atelier ARDE – Arquitetura e Design, de Odemira), foi o vencedor na categoria de Reabilitação.
O projeto do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (em São Martinho das Amoreiras), do arquiteto Filipe Oliveira (técnico do Município de Odemira), recebeu a Menção Honrosa, também na categoria de Reabilitação.
O Município odemirense, enquanto dono de obra, recebeu as distinções através do Vereador Pedro Ramos, na presença dos arquitetos autores dos projetos e da empresa construtora.
A entrega prémios decorreu no âmbito do 17.º Congresso dos Arquitectos, que teve lugar no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDRA), em Évora.