EMAS e APA assinam protocolos
Escrito por MarcoAbundancia em 23/12/2025
A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram, no final da semana passada, três protocolos de colaboração técnica e financeira para recuperar várias linhas de água no perímetro urbano do concelho.
A cerimónia contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Os protocolos, assinados pela APA, representada pelo Vice-Presidente Rogério Silva, e pela EMAS, representada pela Presidente do Conselho de Administração, Liliana Cabecinha, tem como foco as intervenções sobre o Barranco do Poço dos Frangos, o Barranco do Sardão e na linha de água paralela ao IP2.
Segundo avançou a EMAS, vão ser reabilitados cerca de 2,5km de cursos de água, com um investimento total de 235 mil euros, com o objetivo de reduzir o risco de cheias, melhorar o estado ecológico e hidromorfológico e reforçar a resiliência face a eventos climáticos extremos.
Estes protocolos integram Plano de Ação ProRios 2030, na iniciativa nacional “Água que Une”, reforçando o compromisso de Beja com a sustentabilidade e a valorização dos seus recursos hídricos.