Eleitos da CDU na CIMBAL levantam questões na Assembleia Intermunicipal
Escrito por MarcoAbundancia em 19/12/2025
Os eleitos da CDU na Assembleia Intermunicipal da Cimbal levaram na última sessão, problemas como as questões de mobilidade, do tratamento dos trabalhadores migrantes, da distribuição de periódicos e dos investimentos na região.
Em comunicado, o PCP afirma que os eleitos da CDU votaram favoravelmente os documentos de gestão apresentados “porque entendem que esta estrutura deve ter todos os meios para desenvolver as suas atividades”.
Segundo o PCP, a questão do corte do financiamento para requalificação e eletrificação da linha do Alentejo, levou a CDU, perante os discursos, unânimes, de desacordo com o sucedido, a propor que a Assembleia tomasse uma posição de crítica à redução do investimento, a qual veio a ser aprovada por unanimidade.
A CDU “relembrou que, a confirmar-se, há neste processo responsabilidades dos governos do PS, que estiveram em funções desde o início do quadro comunitário até há dois anos e não acautelaram o início dos projetos. E também do governo do PSD/CDS, que estando no governo há já dois anos, não promoveu um rápido desenvolvimento dos mesmos”.
Segundo o PCP em comunicado, os eleitos da CDU questionaram “qual tinha sido o sentido de voto da CIMBAL”, na comissão de acompanhamento do Alentejo 2030, que fez essa reprogramação, e ao qual o conselho Executivo, “não soube dar a resposta”.
Os eleitos da CDU na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, reafirma que “o principal problema da região não é só ficar esquecida dos poderes centrais. É também, que os atores políticos locais, quando os seus partidos têm responsabilidades nos atrasos de desenvolvimento da região, depressa se afastam e gritam que “o meu partido é o Baixo Alentejo” para evitarem sair chamuscados”.