EDIA conclui projeto energético na sua sede em Beja
Escrito por MarcoAbundancia em 31/10/2025
A EDIA concluiu a instalação de um sistema solar fotovoltaico na sua sede, em Beja, terminando assim a cobertura da totalidade do edifício.
Segundo avançou a EDIA, a “intervenção integra o plano de melhoria do desempenho energético do edifício, que inclui a modernização dos sistemas de iluminação, entre outras medidas de eficiência”.
Segundo revelou a empresa gestora de Alqueva, a “instalação fotovoltaica permite a produção de energia elétrica para autoconsumo, reduzindo significativamente a dependência da rede e os custos operacionais associados ao seu funcionamento diário, nomeadamente climatização, equipamentos técnicos, sistemas de IT e carregamento de veículos eléctricos”.
Com a implementação destas medidas, a EDIA prevê a redução anual do consumo de energia primária, a redução anual das emissões de gases com efeito de estufa, a melhoria da classe energética do edifício-.
Uma ação, que de acordo com a EDIA, “representa mais um passo na estratégia de transição energética da EDIA, promovendo maior autonomia, redução de emissões e otimização de recursos energéticos no desempenho das suas funções”.
Este projeto é financiado no âmbito de candidatura aprovada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Fundo Ambiental, beneficiário intermédio do Investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central.
 
	         
	         
	         
                         
                     
				