DRA do PCP critica eleições na CCDR Alentejo devido ao abandono do “diálogo democrático”

Escrito por em 16/01/2026

A Direção Regional do Alentejo do PCP considera que as eleições para a CCDR Alentejo ficam marcadas pelo “abandono de práticas de diálogo democrático” por parte de PS e PSD, sustentando que quase metade dos autarcas eleitores não legitimou o processo.

Em comunicado enviado à nossa redação, a Direção Regional do Alentejo (DRA) do PCP defende que a nomeação do novo Conselho Diretivo “ficará marcada pelo desrespeito pelo poder local democrático, pela região e pelas suas instituições”, acusando PS e PSD de terem rompido com práticas institucionais que, segundo os comunistas, marcaram décadas de relacionamento na região.

A DRA do PCP referiu ainda que, dos 1.284 autarcas que integravam o colégio eleitoral, 350 optaram por não votar, 210 votaram em branco e 28 anularam o voto. No total, 588 eleitos autárquicos — 44,7% do colégio — “decidiram não legitimar o processo com o seu voto ou, votando, não manifestar apoio à solução previamente decidida por PS e PSD”.

Segundo os comunistas, esta percentagem não pode ser reduzida a uma simples abstenção, constituindo antes “um posicionamento político consciente de protesto institucional”, apontando ainda que a dimensão dos não votantes e dos votos brancos ou nulos é “um facto político importante e inédito” que PS e PSD “não podem ignorar”, alertando para consequências políticas na região.

O PCP lançou também um apelo às personalidades e dirigentes que venham a integrar o Conselho Regional da CCDR Alentejo, instando-os a expressarem a condenação pelo que considera ser o desrespeito pela autonomia de decisão do órgão e a recusa de uma “instrumentalização partidária”, em particular no processo de eleição do segundo vice-presidente.

Recorde-se que, nas eleições realizadas na segunda-feira, Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da CCDR Alentejo com 74,5% dos votos, sucedendo a António Ceia da Silva, segundo dados divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais.

As explicações são de Ângelo Alves, responsável da direção regional do Alentejo do PCP, que realça o “facto político importante” neste ato eleitoral, que foram os 350 autarcas que não participaram nesta votação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE