DRA do PCP admitiu resultado “negativo” nas autárquicas

Escrito por em 06/11/2025

A Direcção Regional do Alentejo reuniu no dia 4 de Novembro de 2025, em Évora, e abordou o balanço das Eleições Autárquicas na região.

A Direção Regional do Alentejo do PCP, na sequência da análise feita pelo Comité Central do PCP, “considera que o resultado eleitoral obtido pela CDU ficou aquém das expectativas, das necessidades e do reconhecimento devido aos eleitos e candidatos da CDU”.

Segundo a DRA do PCP, “o resultado da CDU, em geral negativo, foi obtido num quadro de profunda adversidade, silenciamento e discriminação do PCP e da CDU, num período de sucessivas eleições de âmbito nacional que colocaram maiores exigências políticas e eleitorais, designadamente para a obtenção de maiorias eleitorais nas eleições autárquicas, e marcado por uma tentativa de minorar o carácter local destas eleições, confundindo-as com outras e criando equívocos sobre as reais competências do poder local”.

O PCP aponta no entanto “importantes elementos de resistência, que no Alentejo são evidentes quer com a conquista de oito câmaras municipais (Aljustrel, Arraiolos, Avis, Barrancos, Cuba, Montemor-o-Novo, Mora e Sines) dos quais quatro constituem novas maiorias (Aljustrel, Montemor-o-Novo, Mora e Sines)”, destacando os aumentos de votação em Ferreira do Alentejo, Moura, Redondo e Portel.

A DRA do PCP sublinha “a conquista de 66 presidências de Junta de Freguesia, a eleição de 59 vereadores em diversos municípios do Alentejo, de 175 membros de Assembleias Municipais e de 522 eleitos directos em Assembleias de Freguesia são dados que ilustram bem a importância da CDU no Poder Local na região”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE