DORBE do PCP considera que reposição de freguesias “peca por tardia”
Escrito por MarcoAbundancia em 27/01/2025
A Direção Regional de Beja do PCP afirmou esta segunda-feira, que o processo da reposição de freguesias aprovado na Assembleia da República, “peca por tardia”.
Em comunicado a Dorbe do PCP, “saúda a decisão que peca por tardia” e recorda que, desde os tempos da Lei Relvas, “o PCP apresentou na Assembleia da República, diversas propostas no sentido da reposição das freguesias”.
O PCP refere ainda em comunicado, que “mais uma vez por vontade dos mesmos de sempre (PS, PSD, CDS, CH e IL) não tenha sido possível aprovar nesta ocasião, mais 2 processos, um em Moura e outro em Castro Verde, com realce para as freguesias de Casével e de Santo Amador, reafirmando a sua disponibilidade e empenho para prosseguir a luta pela concretização desta aspiração legítima destas populações”.
O PCP sublinha ainda que, “não tendo votado favoravelmente a metodologia que foi seguida, embora tenha sido a única força política que se empenhou para que o processo fosse o mais longe possível, denuncia também que na nossa região e em outros concelhos se podia ter avançado com outros processos, não fosse a recusa de eleitos locais do PS e PSD”.
“O PCP afirma a sua disponibilidade para prosseguir a luta pela devolução à população de todas as freguesias que foram extintas e que a população reclama para si”.