Detidos na operação Safra Justa começam hoje a ser ouvidos em tribunal (Act.)
Escrito por MarcoAbundancia em 26/11/2025
Os detidos ontem, na operação da Policia Judiciária, Safra Justa, que desmantelou uma rede de auxilio à imigração ilegal começaram a ser presentes, ao inicio da tarde desta quarta-feira, ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coacção.
Recorde-se que a Polícia Judiciária realizou ontem, durante a madrugada e manhã, uma megaoperação contra a exploração, extorsão e maus tratos de imigrantes no Alentejo.
A PJ deteve dez militares da GNR e um elemento da PSP, na sequência da operação Safra Justa, que teve a Base Aérea nº 11 de Beja, como centro operacional.
Em entrevista à Rádio Vidigueira, o coordenador da Associação Solidariedade Imigrante (SOLIM), Alberto Matos, recorda operações anteriores e afirma que a novidade desta operação foi a detenção de agentes da autoridade, dizendo que esta operação teria resultados “semelhantes”, se tivesse decorrido em qualquer outro concelho em torno de Alqueva.
Alberto Matos questiona “para onde vão trabalhar” estas pessoas em “situação de trabalho escravo”, apontando o dedo aos empresários das herdades agrícolas, dizendo que “há muita gente a ganhar à conta disto”.
Foto: PJ