Depressão Martinho: Mau tempo provoca 160 quedas de árvores no Alentejo e carros danificados
Escrito por MarcoAbundancia em 20/03/2025
O mau tempo provocou nas últimas horas a queda de mais de 160 árvores no Alentejo, tendo uma destas ocorrências provocado danos em seis automóveis em Beja, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil.
De acordo com as mesmas fontes, o distrito de Beja e o Alentejo Litoral foram as regiões mais afetadas, não havendo, no entanto, registo de feridos em toda a região.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou que a queda de uma árvore em Beja provocou danos em seis veículos, acrescentando que há registo de um total superior a 60 quedas de árvores na região, menos em Barrancos e Alvito.
A mesma fonte acrescentou que no concelho de Beja, pelo menos até às 09:10, estavam contabilizadas 19 quedas de árvores, sendo este o município mais afetado.
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, Pedro Barahona, o mau tempo provocou, até às 10h27, a queda de 20 árvores em várias artérias da cidade, provocando danos em 21 veículos. Há também registos de danos em viaturas, em freguesias daquele concelho.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, durante a madrugada e manhã há registo da queda de cerca de 60 árvores, sendo o concelho de Odemira o mais afetado, com o registo de 28 ocorrências.
Segundo a mesma fonte, há também registo de danos num veículo em Sines provocado por uma queda de árvore.
Já o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central registou a queda de 27 árvores até às 08:00, tendo estas ocorrências surgidos nos diversos concelhos que compõem o distrito de Évora.
Mais a norte, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo disse à Lusa que registou a queda de 17 árvores, tendo os concelhos de Gavião e Nisa sido os mais afetados pelo mau tempo.
A mesma fonte indicou ainda que há registo de três quedas de estruturas, um dano em rede de fornecimento de eletricidade e a queda de uma estrutura que provocou danos num veículo em Ponte de Sor.
Rádio Vidigueira/Lusa