Concursos para exploração turistica de antigas estações ferroviárias lançado ontem

Escrito por em 29/09/2021

A Turismo Fundos lançou ontem, os concursos para a reabilitação e exploração de seis antigas estações ferroviárias inseridas no Fundo Revive Natureza, cujas candidaturas podem ser apresentadas até 26 de janeiro de 2022.

 

Três dos imóveis situam-se no distrito de Évora, nomeadamente as estações de Vale de Paio e Vimieiro, no concelho de Arraiolos, e de Montoito, no concelho de Redondo.

Os outros são a Estação de Represas, no concelho e no distrito de Beja, e as estações de Sousel, no concelho de Sousel, e de Vale do Peso, no concelho de Crato, no distrito de Portalegre.

A Estação de Vale do Peso, no Crato, recebeu a cerimónia de lançamento dos concursos destas seis estações, de um total de 26 imóveis.

Os concursos destes primeiros seis imóveis estações incluem, além dos edifícios de passageiros, também cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes.

Na cerimónia, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, explicou aos jornalistas que o programa Revive Natureza tem decorrido de forma positiva, dando “alento” para esta nova fase dedicada à ferrovia.

“A procura dos ativos lançados numa primeira fase do REVIVE Natureza, no que toca a casas de guardas fiscais e postos florestais, foi imensa”, destacou.

Segundo a governante, foram recebidas “mais de 320 propostas”, o que leva a acreditar que, “no que toca à ferrovia”, haverá “o mesmo apetite por parte dos operadores económicos”.

A secretária de Estado deu conta de que este setor de mercado, ligado ao turismo em antigas estações ferroviárias, poderá ser “mais um atrativo” e “um ativo” para juntar a outras áreas como as praias fluviais ou o enoturismo.

O turismo ferroviário vai conseguir alavancar “maior fluxos turísticos” nestas regiões e conquistar um “maior número de noites” por partes dos turistas nesses territórios, argumentou.

A secretária de Estado do Turismo disse ainda que, dos concursos lançados no âmbito do Revive Natureza, “18” já estão encerrados, devendo ser criados “96 postos de trabalho” e encaixados “292 mil euros”.

 

Lusa/Rádio Vidigueira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE