Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador envia apelo à Assembleia da República
Escrito por MarcoAbundancia em 16/01/2025
A Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador enviou aos deputados da Assembleia da República, um apelo para que possam votar favoravelmente a proposta de reposição da freguesia de Santo Amador.
A Comissão, que sublinha que o “processo terá sido dos poucos que foi proposto por cidadãos eleitores”, e que amanhã, “será votada uma proposta para a reposição da freguesia de Santo Amador” em sede de Assembleia Municipal.
A Comissão justifica a reposição da freguesia de Santo Amador, dizendo que “a manutenção desta União de Freguesias de Moura e Santo Amador, que junta uma aldeia com pouco mais de 300 eleitores a uma cidade que terá 8000 habitantes, encerra em si uma desproporção demográfica perfeitamente penalizadora para o aglomerado mais pequeno e de uma grande injustiça e retrocesso democrático”.
A Comissão apela a que seja respeitada a “vontade de mais de 80% dos eleitores da freguesia e a sanar a injustiça de agregação desproporcional de localidades.”
António Gato, da Comissão de Luta pela Reposição de Freguesia de Santo Amador, lamenta os “entraves” deste processo, e fala nesta iniciativa como o “derradeiro passo”.