Comemorações dos 500 anos da morte de Vasco da Gama iniciam-se esta segunda-feira
Escrito por MarcoAbundancia em 16/12/2024
As comemorações dos 500 anos da morte do navegador Vasco da Gama, iniciam-se esta segunda-feira, com a deposição de uma coroa de flores, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no túmulo de Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Após a cerimónia nos Jerónimos, segue-se, às 18:00, no Centro Cultural de Belém, o concerto “Mares”, sob a direção do maestro Nuno Corte-Real, pela Orquestra de Câmara Darcos e o Officium Ensemble.
Recorde-se que a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, afirmou, em novembro, na apresentação do programa comemorativo, que este terá “uma dimensão celebrativa e um aprofundamento do conhecimento” da figura histórica e do seu contexto.
O programa comemorativo prevê ainda um ciclo de conferências em três locais relacionados com a memória de Vasco da Gama, a partir de 06 de janeiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, seguindo-se, a 15 de fevereiro, o Centro de Artes de Sines, terra natal de Vasco da Gama, e no dia 15 de março, na Biblioteca Doutor Palma Caetano, na Vidigueira, de onde Vasco da Gama recebeu o título de conde.