CIMBAL aprova documentos e tomada de posição sobre ferrovia
Escrito por MarcoAbundancia em 17/12/2025
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu na segunda-feira, a Assembleia Intermunicipal.
Segundo revelou a Cimbal, como principal ponto da Ordem de Trabalhos constava a apreciação e votação das Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal – 2026/2030, que foram aprovados por maioria, com vinte e oito votos a favor e quatro abstenções.
A Cimbal revela ainda que foi aprovada por unanimidade, uma tomada de posição, “após aceso debate, sobre a retirada da verba à electrificação da linha ferroviária.
Segundo o texto do documento aprovado, os eleitos da Assembleia Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, “manifestam preocupação com a retirada da verba de 60 milhões de euros previstos para a requalificação e eletrificação da ferrovia da Linha do Alentejo”.
A Cimbal “solicita ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e ao Ministério da Economia e Coesão Territorial que esclareça como prevê a concretização do referido projeto”.
Os autarcas, “consideram também inaceitável que o Baixo Alentejo possa vir a perder verbas que são fundamentais para a execução deste projeto”.
Esta Tomada de Posição será enviada para o Ministério das Infraestruturas e Habitação, para o Ministério da Economia e Coesão Territorial, para as Infraestruturas de Portugal, para o Alentejo 2030 e para os Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República.