Chega pede esclarecimentos sobre abertura de mesquita em Ourique. Autarquia já respondeu (act.)

Escrito por em 07/05/2025

A Concelhia de Ourique do CHEGA, pediu esclarecimentos ao presidente da Câmara Municipal de Ourique e ao presidente da União de freguesias de Garvão e Santa luzia, sobre a abertura de uma Mesquita nas Antigas Instalações do Jardim de Infância de Garvão.
Segundo a missiva do Chega de Ourique, “esta situação tem causado surpresa e apreensão entre muitos elementos da comunidade local”, querendo saber, “quais os fundamentos que estiveram na base da autorização para a instalação de um espaço de culto religioso naquele local público”.
A concelhia ouriquense do Chega, refere ainda neste documento endereçado aos autarcas, que “considerando o impacto social desta decisão, seria importante compreender o enquadramento legal e administrativo da mesma, bem como os objetivos e implicações futuras para a freguesia e o concelho”.

 

A Câmara Municipal de Ourique já respondeu a este pedido de esclarecimento, da concelhia de Ourique do CHEGA.

A autarquia começa por referir que “o espaço em causa não é o antigo Jardim de Infância, mas sim um edifício adjacente, que se encontrava sem qualquer tipo de utilização”.

Segundo esclarece a Câmara de Ourique, a utilização do espaço “foi solicitada, a título de empréstimo temporário, pelos responsáveis da empresa Cânhamor, que, como é do conhecimento público, tem atualmente em curso um investimento muito significativo na instalação de uma unidade industrial em Garvão”

Segundo continua a Câmara de Ourique, “o pedido teve como objetivo permitir a prática religiosa, de forma temporária, por parte de uma pequena comunidade de trabalhadores da empresa, até serem encontradas instalações próprias e definitivas”.

A autarquia ouriquense esclarece ainda que,  “o edifício do antigo Jardim de Infância de Garvão, frequentemente mencionado, não está em causa neste processo. Este edifício será reabilitado para dar lugar à futura Extensão de Saúde de Garvão, sendo que o concurso público para a sua execução está atualmente a decorrer”.

A Câmara de Ourique recorda ainda que, “ao longo dos anos, tem colaborado e apoiado diversas expressões religiosas no concelho — financiando obras, cedendo instalações e apoiando a sua atividade — sempre com base no respeito pela liberdade de culto, na convivência pacífica e no diálogo intercomunitário”.

A Câmara de Ourique “rejeita qualquer tentativa de instrumentalização partidária de questões sensíveis, reforçando o seu compromisso com a verdade, a legalidade e o respeito pela dignidade de todas as pessoas”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE