CEBAL vai contratar 8 recursos humanos altamente qualificados
Escrito por MarcoAbundancia em 30/09/2025
O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo, pretende reforçar a sua equipa científica com a contratação de 8 recursos humanos altamente qualificados.
Segundo anunciou o CEBAL, esta aposta “permitirá intensificar a investigação aplicada, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de estratégias inovadoras que respondam aos desafios empresariais e regionais do Alentejo. No âmbito da estratégia CITAS-CEBAL para Investigação, Transferência e Ação Sustentável, cofinanciada pelo Programa Regional Alentejo 2030, o CEBAL irá integrar 4 doutorados e 4 mestres, em áreas estratégicas como Agronomia, Biologia, Biotecnologia, Ciências Agrárias, Engenharia do Ambiente, Informática e Química.
Segundo o CEBAL, “este “investimento estratégico” irá permitir “intensificar a investigação aplicada, acelerar a transferência de conhecimento e desenvolver soluções inovadoras sustentáveis que respondam de forma direta aos desafios empresariais, sociais e ambientais da região”.
Para além de impulsionar a inovação tecnológica e a bioeconomia circular, esta iniciativa reforça a capacidade de atrair e fixar talento técnico-científico no território, promovendo a coesão regional e novas oportunidades de emprego qualificado.
Este crescimento acontece em paralelo com a expansão das infraestruturas do CEBAL, nomeadamente a construção do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – Edifício CEBAL, em Beja, promovido pela Câmara Municipal de Beja, e a instalação de um novo Laboratório Descentralizado em Odemira, em parceria com o Município de Odemira.
De acordo com o CEBAL, “estas infraestruturas vão consolidar a rede científica regional, ampliar as condições laboratoriais e de experimentação, e reforçar os serviços de base tecnológica que sustentam o desenvolvimento de novo conhecimento, bem como a transferência de conhecimento para os setores produtivos”.