CEBAL recebe visita da Comissão Diretiva do Programa Regional do Alentejo 2030
Escrito por MarcoAbundancia em 15/01/2025
O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo recebeu na passada segunda-feira, a visita institucional da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo 2030.
Segundo revelou o CEBAL em comunicado, o objetivo foi “conhecer o futuro Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em Beja – Edifício CEBAL”, cujo projeto é promovido pela Câmara Municipal de Beja, “enquadrado na sua visão estratégica de reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no concelho e em toda a região do Alentejo”.
Segundo revelou o CEBAL, durante a visita, foi possível acompanhar o progresso de construção do Edifício e, em particular, conhecer uma das unidades projetadas para servir de interface às empresas com possibilidade de vivência tecnológica.
A nova infraestrutura “pretende reforçar a estratégia multissectorial em torno da transferência de tecnologia para o sector agroalimentar, com o propósito de promover uma ciência de impacto social, económico, cultural e ambiental, contribuindo para a atratividade de novos investimentos baseados no conhecimento”.
Em parceria com o CEBAL e “alinhado com os seus objetivos estratégicos, o Município de Beja assume a promoção do novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – Edifício CEBAL através de uma candidatura ao Programa Regional Alentejo 2030, envolvendo ainda a parceria do Instituto Politécnico de Beja.
.Segundo o CEBAL, o novo edificio “representa um marco na consolidação do trabalho do CEBAL, com o impacto signicativo na promoção da investigação e inovação no Alentejo, reforçando a posição estratégica da região no panorama nacional e internacional”.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Rui Marreiros, presidente do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo diz ter sido uma visita “muito positiva”, a um projeto que já esta com um “estado de maturidade muito avançado”.