CEBAL com 3,6 milhões de euros em projetos de inovação no Alentejo
Escrito por MarcoAbundancia em 29/07/2025
O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, está a intensificar a sua aposta em projectos de inovação no Alentejo, e conta com 3,6 milhões de euros já aprovados e candidatados.
Segundo revelou o CEBAL, em nota de imprensa, o ano de 2024/2025 “tem sido marcado por uma dinâmica excecional na submissão e aprovação de projetos de elevado impacto para regional, nacional, e transfronteiriço (Portugal-Espanha)”.
De acordo com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, foram submetidos 19 projetos, com um envelope financeiro de 3.682.450,17 euros, dos quais 8 já foram aprovados.
O CEBAL destaca, ao nível de projetos aprovados, a estratégia do CEBAL para Investigação, Transferência e Ação Sustentável (CITAS) através do Programa de RHAQ: Reforço da Investigação e Transferência de Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável, cofinanciado pelo Programa Regional Alentejo 2030 no valor de 629.880,05 euros.
“Este projeto visa o reforço da equipa do CEBAL, através da contratação de 8 profissionais altamente qualificados (4 doutorados e 4 mestres), permitindo intensificar a investigação aplicada, a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de estratégias inovadoras que respondam aos desafios empresariais e regionais do Alentejo”, de acordo com o CEBAL.
O projeto BIOALENTEC – Transferência de Conhecimento e Tecnologia para uma Bioeconomia Sustentável, Circular e Resiliente no Alentejo, com orçamento elegível de 298.627,52 euros, é outro “marco relevante”, segundo o CEBAL.
O CEBAL aponta ainda, na área da literacia científica, o “projeto pioneiro”, Sê Ciência – Literacia e Educação com Jovens em Ação, aprovado no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030 – Parcerias para a Inovação Social – e apoiado por 11 investidores sociais, no montante de 329 374,71 euros.
Além destes, o CEBAL viu aprovados mais cinco projetos estratégicos em colaboração com parceiros regionais e nacionais, abrangendo áreas como a coesão territorial e social através de práticas sustentáveis e valorização de recursos locais; a investigação aplicada à sustentabilidade agrícola no olival e à conservação do ecossistema do Montado; e a promoção da bioeconomia e transferência de inovação para as regiões do interior de Portugal.
O CEBAL diz ainda ter mantido, ao longo de 2024/2025, “uma forte actividade”, de candidaturas, tendo submetido mais 11 novos projetos, num valor global de 2 205 609,44 euros.