CEBAL assinala Dia Nacional da Cultura Científica e Semana da Ciência e Tecnologia
Escrito por MarcoAbundancia em 14/11/2025
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL), associa-se em Novembro, às comemorações nacionais do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro, e da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Segundo revelou, o CEBAL, no âmbito dos projetos de transferência de conhecimento e tecnologia “BIOALENTEC” e de inovação social “SÊ CIÊNCIA”, ambos cofinanciados pelo Alentejo 2030, dinamiza um programa de iniciativas que cruzam sustentabilidade, inovação agroalimentar e economia circular, dirigidas a diferentes públicos.
O objetivo é “manter a sua missão de aproximar a Ciência da Sociedade, fomentar o diálogo entre investigadores e a comunidade e promover a cultura científica”.
A primeira das acções tem lugar esta sexta-feira, pelas 11.30h, com um webinar,com Ana Cordeiro, Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Portalegre, com o tema “O cânhamo industrial, aliado da sustentabilidade global…”.
A sessão centra-se no projeto “BGREENER – Biodiversidade e Cânhamo, novos enclaves na zona EUROACE”, que promove o cânhamo industrial como solução sustentável para a conservação da biodiversidade, regeneração dos solos e produção de biomateriais ecológicos na região EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura).
No dia 21 de novembro, pelas 9h15, através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, com investigadores do CEBAL e da Universidade de Évora, em colaboração com o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA) e com o Montado Living Lab (uma iniciativa do Laboratório Associado CHANGE), irá decorrer uma sessão dedicada à monitorização e qualidade do solo do montado.
Na tarde do mesmo dia pelas 14h30, o Ciclo de Conferências do CEBAL, dedicado ao potencial da utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal, estará de regresso, em formato de webinar, através da plataforma Zoom.
No dia em que se assinala nacionalmente a Cultura Científica, e mundialmente a Ciência pela UNESCO, 24 de novembro, o CEBAL, a convite da EMAS de Beja, leva a ciência para fora de portas e instala-se no Centro de Ciência da Água Móvel, no Jardim do Bacalhau, em Beja, entre as 9h30 e as 15h00.
Serão dinamizadas experiências e jogos científicos, dirigidas a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de despertar a curiosidade, promover o pensamento crítico e mostrar que a ciência está presente no quotidiano – da água que bebemos ao ambiente que nos rodeia – aproximando os mais novos do trabalho e da investigação que se desenvolve em Beja e na região.
Durante essa semana, o CEBAL, através da equipa do projeto SÊ CIÊNCIA, estará também no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja com uma mostra de atividades lúdicas de ciência, especialmente dirigidas aos alunos do 3º ciclo, que abordam os temas das alterações climáticas, da crise hídrica e da sustentabilidade, como forma de sensibilização e de incentivo à cidadania ativa.
Inserido na Semana da Ciência e Tecnologia, no dia 27 de novembro, às 10h30, o CEBAL abre as portas das suas instalações, atualmente sediadas no Instituto Politécnico de Beja, para receber alunos desta instituição.
Durante a visita, os alunos terão a oportunidade de conhecer os investigadores, contactar com o trabalho científico desenvolvido na região e perceber de que forma a investigação do CEBAL contribui para a valorização dos recursos do Alentejo e para o desenvolvimento do território.