CDU de Ferreira do Alentejo condena veto presidencial na desagregação de freguesias
Escrito por MarcoAbundancia em 14/02/2025
A concelhia de Ferreira do Alentejo da CDU, afirma em comunicado que, a decisão do Presidente da República de vetar a reposição das freguesias “representa um duro golpe na autonomia local e nos direitos das populações”. Segundo a CDU, no caso deFerreira do Alentejo, a “decisão atinge diretamente a justa reivindicação da autonomia de Peroguarda e Canhestros, travando um processo que apenas pretende corrigir uma injustiça cometida em 2013”.
Segundo a CDU de Ferreira do Alentejo, que atribui também responsabilidades ao PS, nesta matéria, esta reposição resulta da “expressão clara da vontade das populações e dos seus órgãos representativos, nos termos da Lei aprovada em 2021”, não havendo “argumentos plausíveis para esta decisão”.
“A CDU de Ferreira do Alentejo reafirma a sua total oposição a esta decisão e continuará a lutar pela autonomia das freguesias do concelho, exigindo que PS e PSD assumam as suas responsabilidades e garantam a reposição plena das freguesias de Peroguarda e Canhestros”.