Cáritas de Beja lançou projeto “Voluntariado em Movimento”
Escrito por MarcoAbundancia em 06/04/2026
A Cáritas Diocesana de Beja lançou o projeto “Voluntariado em Movimento”.
Segundo revelou , trata-se de uma iniciativa que “pretende promover o envolvimento ativo da comunidade e reforçar o papel do voluntariado como instrumento de inovação social e desenvolvimento local”.
O projeto, segundo a Càritas de Beja, tem como objetivo “estruturar e dinamizar uma rede de voluntariado capaz de apoiar as diversas respostas sociais da Cáritas Diocesana de Beja, bem como impulsionar novas iniciativas de caráter social nas comunidades e nas paróquias da Diocese de Beja”. A Segundo a Càritas de Beja, com esta rede, “pretende-se reforçar o apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, promover o acompanhamento de idosos isolados e envolver mais cidadãos em ações de proximidade e solidariedade no território”.
A iniciativa está alinhada com as prioridades estratégicas do Programa Regional Alentejo 2030, “contribuindo para metas relacionadas com a promoção da inclusão social, o reforço da participação cívica, a capacitação das pessoas e o estímulo ao empreendedorismo social na região”, segundo aponta a Cáritas de Beja.
