CAR Alqueva com novas entidades integradas
Escrito por MarcoAbundancia em 18/03/2025
O Governo alargou a lista de entidades que integram o Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva — CAR Alqueva.
Segundo o despacho do Ministro da Agricultura e Pescas, publicado em Diário da República, a semana passada, o CAR Alqueva tem na sua constituição mais oito entidades que se vêm juntar assim às 18 que estiveram na origem da sua constituição.
O Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva – CAR Alqueva foi constituído pelo Despacho n.º 1652-A/2019, de 12 de fevereiro, “considerando a importância estratégica do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EMFA) no desenvolvimento do regadio e da relevância do mesmo na competitividade do setor agrícola”, adianta o Ministério da Agricultura.
Tendo em conta a evolução do setor agrícola na região do Alqueva, “marcada pelo crescimento significativo de culturas como o olival e os frutos secos, assim como a importância que a cultura dos cereais tem na região, importa integrar no CAR Alqueva entidades representativas destes setores, cuja relevância económica, social e ambiental é amplamente reconhecida. Para além disso, importa igualmente envolver a academia neste Conselho, de forma a incluir a investigação e o desenvolvimento da região no acompanhamento do território”, realça o Ministério da Agricultura.
No despacho pode ainda ler-se que, “esta inclusão visa reforçar a representatividade do CAR Alqueva, enriquecer a discussão técnica e estratégica com a experiência e o conhecimento destas associações, e assegurar uma abordagem mais abrangente e equilibrada às questões relacionadas com a gestão da água, a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e o desenvolvimento económico da região, refletindo, assim, a necessidade de acompanhar a dinâmica do setor agrícola na realidade agrícola do Alqueva”.
As novas entidades que integram o Conselho para o Acompanhamento do Regadio de Alqueva, são a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal (Olivum), a Federação Nacional das Cooperativas de Olivicultores (FENAZEITES), a Associação Promoção dos Frutos Secos (Portugal Nuts), a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC), a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Associação de Agricultores do Sul (ACOS), a Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).