CAP “saúda” Governo pelo não aumento da água de Alqueva

Escrito por em 25/07/2025

A CAP – Confederação de Agricultores de Portugal “saúda” a garantia do Governo, de que não haverá aumento do preço da água de Alqueva para os agricultores.

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), depois de veiculadas notícias, que levantaram a hipótese de aumentos nos preços de água aos agricultores para fazer face à situação deficitária da EDIA, “contactou de imediato o Ministério da Agricultura para transmitir a sua veemente oposição a essa possibilidade”.

Em comunicado, a CAP diz que “recebeu do Governo a garantia de que não haverá qualquer subida ao preço da água para os agricultores benificiários do perímetro de rega de Alqueva”, um compromisso que foi publicamente assumido ontem, pelo Executivo, e que esta “saúda”.

Segundo a CAP, “esta garantia, agora deixada clara pelo Governo, é decisiva para a estabilidade de um projeto estruturante para uma região, estratégico para Portugal e vital para a concretização do potencial agrícola do País”.

A CAP diz reconhecer “a gestão equilibrada da EDIA e considera injusto que esta entidade seja penalizada por um desequilíbrio estrutural nas suas contas de exploração – e, em consequência disso, que tenham de ser os agricultores chamados a pagar os prejuízos contabilísticos de um empreendimento que continua a gerar mais-valias para o Estado, inclusivamente por via de um contrato de concessão hidroelétrica que vigorará durante as próximas décadas e cujas receitas foram diretamente recebidas pelo Ministério das Finanças”.

A CAP “defende que o défice de exploração da atividade deve ser integralmente suportado pelo Orçamento do Estado, uma vez que esse montante já foi reembolsado antecipadamente”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE