CAP quer medidas urgentes para travar Lingua Azul

Escrito por em 12/11/2024

A CAP pede ao Governo medidas urgentes para combater a doença da Lingua Azul, que já provocou prejuizos de seis milhões de euros.
Em comunicado, a Confederação dos Agricultores de Portugal revelou que, “do início de setembro até ao dia de hoje contabilizam-se mais 40 mil mortes entre a população de ovinos, face a igual período do ano passado”.
A CAP defende que, a “vacinação obrigatória contra o serotipo 3 da Língua Azul para ovinos e bovinos deve ser imediatamente incluída no Programa de Sanidade Animal (PSA) e disponibilizada sem encargos para os produtores”.
A Confederação dos Agricultores de Portugal revelou ainda, que o Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA), coordenado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária do Ministério da Agricultura, “não tem tido a capacidade de processar o elevadíssimo número de animais mortos na sequência da epidemia de febre catarral ovina que atinge já todos os distritos de Portugal continental”.
A CAP refere que este sistema “não está dimensionado para uma situação catastrófica como a atual”.
Para além da vacinação, a CAP defende que, o Estado português deve “coordenar e executar ações estratégicas de desinsetização por forma a eliminar o maior número possível de mosquitos transmissores deste vírus”.
A CAP aponta que, o “impacto no setor é já devastador, com prejuízos que ascendem neste momento a cerca de 6 milhões de euros”.
Como tal a Confederação de Agricultores diz ser “da maior urgência que a tutela reconheça a enorme gravidade da situação e que intervenha de forma célere com ajudas financeiras aos agricultores e a inclusão da vacina contra o serotipo 3 da Língua Azul para ovinos e bovinos no PSA”.
A CAP “apela aos agricultores para que declarem os casos de doença, para que a real dimensão do surto seja verificada estatisticamente, de forma que os mecanismos de apoio existentes possam ser devidamente acionados”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE