CAP considera “inaceitável” mudança nos apoios às culturas hortícolas
Escrito por MarcoAbundancia em 21/02/2025
A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal considerou “inaceitável” a mudança de regras, nos apoios às culturas hortícolas.
Em comunicado enviado à nossa redação, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) “manifesta-se perplexa com o tempo e o modo como o Ministério da Agricultura decidiu reduzir drasticamente os apoios às culturas hortícolas conduzidas em regime de sequeiro, no âmbito do pedido único”.
Segundo a CAP, “cinco meses depois de se iniciar o ano agrícola e de os agricultores terem tomado as suas decisões de quais as culturas a realizar, o Governo alterou de forma substancial as regras de apoio que, por exemplo no caso da Produção Integrada, pode ser até 12 vezes inferior”, dizendo não ser um “comportamento aceitável”.
A Confederação de Agricultores sublinha ainda que esta é uma “medida sem razoabilidade, tomada sem diálogo ou auscultação do sector”, e que configura uma “quebra de confiança na capacidade de os governantes assegurarem estabilidade e previsibilidade financeira nas políticas do Ministério”.
A CAP “exige ao Governo que corrija a situação e que encontre uma solução que honre as expectativas criadas e que a torne pública o mais rápido possível, pois está a decorrer o período de candidaturas aos apoios anuais da Política Agrícola Comum (PAC).