Campanha ‘A Europa na Minha Região’ chega ao fim no Alentejo
Escrito por MarcoAbundancia em 12/12/2025
A campanha ‘A Europa na Minha Região’ no Alentejo chega hoje ao fim.
A iniciativa culmina um mês de iniciativas que celebraram a cultura, a criatividade e o impacto dos fundos europeus no território, e que contaram com uma forte participação das comunidades locais.
Promovida pela Comissão Europeia e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDRA I.P.), no âmbito do Programa Regional Alentejo 2030, a iniciativa decorreu entre 12 de novembro e 12 de dezembro e destacou projetos emblemáticos cofinanciados pela União Europeia na região.
A campanha arrancou no Mercado Municipal da Vidigueira com o concerto ‘Ecoando a Voz do Alentejo’, que recebeu um espetáculo com António Zambujo, Buba Espinho e o Grupo Coral Os Vindimadores da Vidigueira. O programa incluiu ainda uma demonstração culinária ao vivo da chef e influenciadora alentejana Joana Barrios.
Antes do concerto, representantes da Câmara Municipal da Vidigueira, da CCDRA I.P. e da Comissão Europeia participaram num momento institucional, no qual destacaram a relevância dos fundos europeus para o desenvolvimento do território e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
A campanha prosseguiu em Odemira com a exposição ‘O Alentejo através do nosso olhar’, que teve lugar no CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional.
A artesã Célia Macedo juntou-se aos alunos para partilhar a sua experiência e apoiar os jovens na exploração da criatividade. O evento terminou com um momento de convívio que reforçou o envolvimento da comunidade e valorizou a participação dos estudantes e artesãos.
Ao longo de um mês, a campanha destacou sete iniciativas financiadas pela União Europeia, representativas da diversidade de investimentos em áreas como cultura, educação, regeneração urbana e inovação artesanal: o Parque Verde Urbano de Vidigueira, o Bairro Social Beja II, a Escola EB 2,3 de Santa Luzia, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico de Portalegre, a Reabilitação Física e Funcional do Teatro Garcia de Resende, o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores e o CRIAR – Loja e Oficinas de Artes e Ofícios Tradicionais.