Câmara de Serpa com candidatura aprovada para recolha de bioresiduos
Escrito por MarcoAbundancia em 15/09/2025
O Município de Serpa viu aprovada a primeira fase da candidatura Serpa Circular : Bioresiduos em Movimento.
Segundo avançou a Câmara de Serpa, trata-se de um investimento global de 727.755,27 euros (valor com IVA), cofinanciado em 85 % pelo FEDER, no âmbito do Alentejo 2030.
A candidatura, segundo anunciou a autarquia serpense, contempla várias vertentes de investimento, designadamente a aquisição de contentores, papeleiras e três viaturas, uma convencional e duas elétricas, incluindo um ecocentro móvel.
O objetivo é promover a separação, o tratamento e a valorização dos resíduos orgânicos, bem como a diminuição dos resíduos recicláveis depositados em aterro.
A autarquia quer, “contribuir para um concelho mais sustentável, com uma gestão de resíduos mais eficiente e um maior envolvimento da população na economia circular”.