Câmara de Odemira entregou prémios Espirito Empreendedor
Escrito por MarcoAbundancia em 21/07/2025
A Câmara de Odemira entregou os Prémios Espírito Empreendedor. A cerimónia teve lugar na FACECO, que decorreu este fim de semana.
Segundo avançou a Câmara de Odemira, a iniciativa integra o programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego” e visa distinguir projetos inovadores que contribuem para o desenvolvimento económico e social do concelho.
Na categoria de Novas Iniciativas Empresariais, o grande vencedor foi o projeto “Cogumelos Silvestres do Sudoeste Alentejano”, de Zhivko Zhelyazkov, que recebeu o prémio no valor de 2.000,00 euros.
O 2.º lugar, com um prémio de 1.000,00 euros, foi atribuído à livraria-café “Mirabolante”, da autoria de Bruno Miguel Silva Rodrigues, uma proposta diferenciadora na área da cultura. O 3.º prémio, no valor de 500,00 euros, foi para a “Mercearia da Vila Odemira”, de Eunice Pereira Tiago e Tomás Grou, uma iniciativa que aposta no comércio local com venda a granel, numa lógica de economia de proximidade.
Na categoria de Ideias Empreendedoras e Criativas, o 1.º classificado foi o projeto “AGROHIDRA”, de Pedro Miguel Silva Nunes, que recebeu 1.200,00 euros. Uma ideia que, “visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão eficiente da água na agricultura”. O 2.º lugar, com um prémio de 800,00 euros, foi atribuído à ideia “Beelieve”, de Cláudia Patrícia do Rosário Loução, com um projeto de apicultura sustentável.