Câmara de Moura entrega viaturas a bombeiros e proteção civil
Escrito por MarcoAbundancia em 09/01/2026
A Câmara Municipal de Moura adquiriu três novas viaturas destinadas à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moura e ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa operacional Alentejo 2030.
Segundo avançou a Câmara de Moura, esta candidatura “visa a concretização de investimentos que contribuam para a mitigação das consequências das alterações climáticas, promovendo o aumento da segurança territorial e o reforço da resiliência face a eventos extremos de incidência local, nomeadamente os incêndios rurais”.
No âmbito desta operação, os Bombeiros Voluntários de Moura irão receber um veículo ligeiro de combate a incêndios, enquanto o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura ficará equipado com um veículo de transporte de pessoal e um veículo de posto de comando operacional.
A candidatura, segundo revela a autarquia mourense, contempla ainda a aquisição de 44 equipamentos de proteção individual (EPI) destinados aos Bombeiros Voluntários de Moura, bem como de um equipamento de utilização coletiva (drone) para o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Segundo a Câmara de Moura, com este investimento, pretende-se “promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção de riscos de catástrofe e o reforço da resiliência territorial, melhorando simultaneamente a capacidade de intervenção dos agentes de proteção civil”.
O objetivo passa também por aumentar o nível de preparação para a avaliação, antecipação e gestão de riscos, contribuindo para a proteção da população e do património local, bem como o aumento da eficiência da resposta operacional e a minimização de danos.
Os equipamentos serão adquiridos no âmbito do programa Alentejo 2030, com um custo elegível aprovado de 275.494,00 euros e um fundo aprovado de 234.169,90 euros (FEDER).
As explicações são do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo.