Câmara de Mértola assina protocolo com a Águas do Algarve
Escrito por MarcoAbundancia em 18/12/2024
A Câmara Municipal de Mértola e a Águas do Algarve celebraram um protocolo, no âmbito do projeto da Tomada de água no Pomarão.
A Câmara Municipal de Mértola recorda em comunicado que, “lamentavelmente, não foi envolvida no projeto “Tomada de água no Pomarão” e das suas implicações desde o início”.
A Câmara Municipal de Mértola refere em comunicado que, com este protocolo, “alcança uma vitória significativa, garantindo o acesso à água potável para as localidades de Mesquita e Espírito Santo e abrindo caminho para o abastecimento de outras localidades e para a resolução das outras duas questões”.
Segundo a Câmara de Mértola, “em relação à navegabilidade foi possível inscrever verbas a rondar os 3 Milhões de euros para o efeito na reprogramação do PRR, havendo a possibilidade de atingir os 10 Milhões numa futura fase, segundo foi transmitido pela Ministra do Ambiente e Energia durante a inauguração do Pavilhão da Água – Exposição Ambiental em Faro.
A assinatura do documento, segundo a autarquia mertolense, “assinala um marco importante para estas localidades que há anos se debatiam com a escassez de acesso à água potável”, tendo agora “finalmente acesso a um sistema de abastecimento de água público, eficiente e seguro”.
Noutro âmbito, mas relacionado com a mesma temática, o presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé, entregou à Ministra Maria da Graça Carvalho os contributos do Município de Mértola para a revisão Plano Nacional da Água 2025-2035, transmitindo-lhe também o seu agradecimento público pelo empenho na resolução dos problemas do Concelho de Mértola.
As explicações foram deixadas pelo presidente da Câmara de Mértola, Mário Tomé à Rádio Vidigueira, que fala na “correcção de uma injustiça” para com Mértola, que teve “um dia muito importante”, segundo o autarca socialista.