Câmara de Castro Verde “exige” reabertura de troço encerrado há mais de 10 anos

Escrito por em 17/03/2023

A Câmara Municipal de Castro Verde “exige” o cumprimento dos objectivos definidos para a Linha Ferroviária do Alentejo.

Em comunicado a autarquia castrense, “regista com satisfação o facto do PNI – Plano Nacional de Investimentos 2030 apontar para a reabertura da Linha Ferroviária do Alentejo, entre Beja e Funcheira, com passagens por Carregueiro (Estação de Castro Verde/Almodôvar) e Estação de Ourique (no concelho de Castro Verde)”, uma vez que a linha está encerrada há mais de 10 anos.

Segundo a Câmara de Castro Verde o “plano, agora apresentado, permitirá cumprir objetivos fundamentais para o concelho de Castro Verde, nomeadamente ter comboios intercidades nesta linha, fazendo a ligação Beja/Faro e à restante rede ferroviária, nomeadamente a Évora e Lisboa”.

A autarquia castrense frisa que o “concurso de requalificação da linha está previsto para 2026 e, se for cumprido esse objetivo” é “muito relevante para todo o território e, em particular, para o concelho de Castro Verde”.

A Câmara de Castro Verde aponta ainda os “ganhos muito relevantes”, com a electrificação do ramal da mina de Neves Corvo, previsto também no PNI 2030.

A Câmara Municipal de Castro Verde diz contudo que “encara com satisfação esta ampla possibilidade, mas será preciso “ver para crer”.

As explicações são do presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, que vê com “muito bons olhos” esta possibilidade, dizendo ser “necessário” reabrir esta linha entre Beja e Funcheira, realçando a importância desta ligação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE