BENFICA PARTE DO AEROPORTO DE BEJA RUMO AOS MILHÕES DA LIGA DOS CAMPEÕES
Escrito por JoaquimOliveira em 04/08/2025
BENFICA PARTE DO AEROPORTO DE BEJA RUMO AOS MILHÕES DA LIGA DOS CAMPEÕES
O Benfica parte esta terça-feira (dia 5) do Aeroporto de Beja rumo a Nice, onde vai defrontar a equipa francesa na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
A equipa orientada por Bruno Lage realiza um treino aberto pela manhã, seguido da conferência de imprensa às 12h45. O voo com destino à Riviera Francesa está marcado para as 16h15, a partir de solo alentejano.
O jogo frente ao Nice está marcado para quarta-feira, dia 6 de agosto, às 20h00 (hora de Portugal Continental). A segunda mão joga-se no Estádio da Luz, a 12 de agosto.
A partida do Sport Lisboa e Benfica a partir do Aeroporto de Beja para um compromisso da Liga dos Campeões não é um caso isolado (também o Sporting Clube de Portugal já utilizou o Aeroporto de Beja), em deslocações europeias.
Estas escolhas reforçam o enorme potencial deste aeroporto, que dispõe de uma das maiores pistas do país e reúne condições técnicas, logísticas e operacionais para servir como alternativa real aos congestionados aeroportos de Lisboa e Faro. No entanto, tudo isto poderia ser mais eficaz e estruturado se Beja, à semelhança de outras capitais de distrito, dispusesse de acessos condignos: terminar a ligação funcional e completa do IP8 entre a A2 e Ficalho/Espanha, (um acesso direto por autoestrada), e uma linha ferroviária eletrificada e moderna tornam-se urgentes. A ausência destas ligações limita o verdadeiro alcance e rentabilidade da infraestrutura.
O exemplo dado pelos dois grandes do futebol nacional mostra que o Aeroporto de Beja é viável, funcional e competitivo. Cabe agora ao setor empresarial, ao turismo e, sobretudo, ao poder político nacional e regional assumir esta oportunidade com visão estratégica e sentido de futuro. O Alentejo não pode continuar a ser apenas um destino promissor no papel; tem de se tornar uma plataforma ativa de desenvolvimento e mobilidade ao serviço de todo o país.