Beja vai acolher inicio do Baixo Alentejo Cidade Europeia do Vinho 2026
Escrito por MarcoAbundancia em 03/02/2026
O Cine-Teatro Pax Julia, em Beja, recebe no dia 7 de fevereiro pelas 21h, a Gala de Abertura do Baixo Alentejo Cidade Europeia do Vinho 2026.
Segundo avançou a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, treze municípios do Baixo Alentejo vão ao longo deste ano defender este título: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reúne no mesmo dia o Conselho Consultivo, pelas 14h00, em Beja, nas instalações da CIMBAL, por ocasião da Gala de Abertura da Cidade Europeia do Vinho 2026.
Segue-se a conversa “Vinho e a Vinha no Baixo Alentejo – Cidade Europeia do Vinho 2026”, para a qual estão convidados o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) do Alentejo e o presidente do Turismo do Alentejo.
Pelas 16h30, o secretário-geral da AMPV irá apresentar os principais projetos da associação, bem como os Prémios Regionais e os Prémios Nacionais AMPV.
O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, recebeu no passado dia 31 de janeiro a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2025, cujo evento marcou o culminar de um ano de promoção conjunta dos Municípios da Serra d’Ossa – Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, onde foi entregue a bandeira da AMPV ao presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, António José Brito, no âmbito do Baixo Alentejo – Cidade Europeia do Vinho 2026.
No ano passado deteve este título a cidade espanhola de Cariñena, na região de Aragão, e em 2024 a Cidade Europeia do Vinho coube a um conjunto de municípios italianos da região de Piemonte e Gran Monferrato.
Foto: AMPV