Beja recebeu apresentação da Estratégia Nacional “Água que Une”
Escrito por MarcoAbundancia em 21/03/2025
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, apresentaram a Estratégia Nacional “Água que Une”, nas instalações da ACOS, em Beja.
Segundo avançou a distrital de Beja do PSD, esta estratégia “visa garantir a gestão sustentável da água em todo o território nacional através de um plano abrangente de ações e investimentos”.
Segundo o PSD, a “Água que Une” é baseada em três eixos fundamentais: eficiência, resiliência e inteligência na gestão dos recursos hídricos, e inclui “cerca de 300 medidas a serem implementadas nos próximos 15 anos, com o potencial de adicionar mais de 1.000 milhões de m³ de água disponível para todos os usos consumptivos em Portugal”.
Segundo revelou o PSD, para a região do Alentejo, a estratégia contempla 58 medidas específicas, com um impacto estimado de 477 hm³ e um investimento total de 740 milhões de euros.
O plano apresenta como novos projectos, a modernização e reabilitação total do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira; melhorias no Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora; estudos de viabilidade para a construção da barragem de Foupana; alteamento da Barragem do Lucefecit, e estudo e construção de infraestruturas de regularização de caudais ecológicos nos afluentes do Guadiana (Terges e Cobres e Carreiras).
Em avaliação está também, a possibilidade de ligação do Tejo ao Alqueva e deste ao Alentejo Litoral, o que poderia proporcionar uma maior interconexão entre as bacias hidrográficas da região.