Beja recebeu apresentação da Estratégia Nacional “Água que Une”

Escrito por em 21/03/2025

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, apresentaram a Estratégia Nacional “Água que Une”, nas instalações da ACOS, em Beja.

Segundo avançou a distrital de Beja do PSD, esta estratégia “visa garantir a gestão sustentável da água em todo o território nacional através de um plano abrangente de ações e investimentos”.

Segundo o PSD, a “Água que Une” é baseada em três eixos fundamentais: eficiência, resiliência e inteligência na gestão dos recursos hídricos, e inclui “cerca de 300 medidas a serem implementadas nos próximos 15 anos, com o potencial de adicionar mais de 1.000 milhões de m³ de água disponível para todos os usos consumptivos em Portugal”.

Segundo revelou o PSD, para a região do Alentejo, a estratégia contempla 58 medidas específicas, com um impacto estimado de 477 hm³ e um investimento total de 740 milhões de euros.

O plano apresenta como novos projectos, a modernização e reabilitação total do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira; melhorias no Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora; estudos de viabilidade para a construção da barragem de Foupana; alteamento da Barragem do Lucefecit, e estudo e construção de infraestruturas de regularização de caudais ecológicos nos afluentes do Guadiana (Terges e Cobres e Carreiras).

Em avaliação está também, a possibilidade de ligação do Tejo ao Alqueva e deste ao Alentejo Litoral, o que poderia proporcionar uma maior interconexão entre as bacias hidrográficas da região.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE