Beja recebe Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Escrito por MarcoAbundancia em 13/11/2025
O movimento cívico “No Alentejo somos mais a dizer NÃO à violência contra as mulheres” promove em Beja, no próximo dia 25 de novembro, pelas 18h, a Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A iniciativa tem início na Praça da República, passa pelo Largo do Museu, Jardim do Bacalhau e termina nas Portas de Mértola.
A Marcha assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, instaurado pelas Nações Unidas, e “pretende alertar para as formas específicas de violência que, diariamente, atingem milhões de meninas e mulheres em todo o mundo”.
Caso se registem condições meteorológicas adversas o término decorre no espaço exterior da Casa da Cultura. A marcha vai ser acompanhada, ao longo do percurso, pel’ Os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho e, no final, conta com a atuação d’ As Rosinhas – grupo coral feminino de Santa Clara do Louredo, que vão cantar a moda “Só me falta ser mulher”.
A iniciativa conta como parceiras, a AMPLOS Baixo Alentejo, Arruaça, As Insuspeitas, Associação de Defesa do Património de Beja, Associação Sénior Castrense, Atividades Com_Vida, Cercibeja, Check-IN, Crossfit Beja, CulturMais, EuropeDirect Baixo Alentejo, Futurama, Levantados do Chão, Ressurrectos, Rota do Guadiana, Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, Shave Escolhas, Só Me Falta Ser Mulher, Universidade Sénior de Beja e Zarcos.