Beja: PS na Assembleia de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista absteve-se no orçamento de 2026
Escrito por MarcoAbundancia em 30/12/2025
Os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista optaram pela abstenção na votação do Orçamento da Junta de Freguesia para 2026.
Em comunicado enviado à nossa redação, os socialistas dizem ser uma decisão “ponderada e responsável, definida após análise cuidadosa ao documento apresentado pelo executivo da AD”.
Segundo os eleitos do PS na Assembleia de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, o Orçamento de 2026 “pauta-se por uma insuficiente clareza de algumas propostas e pela ausência de uma estratégia mais ambiciosa e capaz de responder aos problemas estruturais da freguesia”.
O PS aponta ainda o “aumento desnecessário da despesa relacionada diretamente com o executivo em funções”, justificando que, no momento em que a AD já tem o seu Presidente de Junta a auferir um ordenado através do regime de permanência a tempo inteiro, consideram “não fazer sentido a proposta de integrar o seu Secretário no regime de permanência a meio tempo, decisão que sobrecarrega os cofres da junta de freguesia e inviabiliza um conjunto de acções que poderiam beneficiar toda a população”.
Os eleitos do PS afirma que esta abstenção “não constitui um bloqueio à governação local, mas é um sinal político claro de que este Orçamento poderia e deveria ter ido mais longe na resposta às necessidades reais da população e na promoção do desenvolvimento da freguesia”.
Os eleitos do Partido Socialista “reafirmam a sua total disponibilidade para colaborar de forma construtiva ao longo do ano, fiscalizando a execução orçamental e apresentando propostas que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos fregueses, sempre com sentido de responsabilidade e compromisso com o interesse público”.