Beja com campanha de recolha para “reerguer” Leiria
Escrito por MarcoAbundancia em 05/02/2026
O Município de Beja integra uma resposta coordenada, responsável e legalmente enquadrada, no âmbito da CIMBAL e em articulação com as entidades competentes de proteção civil, no âmbito da situação excecional provocada pela Tempestade Kristin, que afetou gravemente populações da Região Centro.
Segundo anunciou a Câmara de Beja, a ajuda às populações afetadas é assegurada através de trabalho em rede entre municípios, respeitando critérios de necessidade, coordenação intermunicipal e capacidade operacional, sem nunca colocar em causa a segurança e o apoio à população do concelho de Beja, que se mantêm como prioridade absoluta.
A autarquia deu nota da constituição de uma Equipa de Missão Interna Municipal, de carácter temporário, responsável pela preparação, mobilização e acompanhamento dos meios municipais solicitados no quadro intermunicipal.
Entre os materiais de (re)construção a angariar encontram-se telhas, lonas, vassouras, pás de metal, luvas e sacos do lixo. Mas esta recolha inclui também alimentos, como salsichas, açúcar, farinha, leite e enlatados de comida confecionada, bem como artigos de higiene pessoal, entre os quais escovas e pasta de dentes, desodorizante, champô, gel de banho, toalhitas e fraldas para adultos.
Estão igualmente a ser recolhidos produtos de limpeza, nomeadamente detergentes e toalhitas de limpeza doméstica.
Os materiais de (re)construção devem ser entregues no parque de materiais da Câmara Municipal de Beja, nos dias úteis, entre as 08:00h e as 12:00h. Já os alimentos, artigos de higiene e limpeza podem ser entregues na Casa da Cultura de Beja, nos dias úteis, entre as 09:30h e as 12:30h