Basílica Real de Castro Verde reclassificada como Monumento de Interesse Nacional
Escrito por Admin RVidigueira em 23/06/2023
A Basílica Real de Castro Verde foi classificada ontem, como “Monumento de Interesse Nacional”.
Segundo revelou a Câmara de Castro Verde, a classificação foi aprovada durante a reunião semanal do Conselho de Ministros, que decorreu ontem, na cidade de Évora.
Segundo a Câmara de Castro Verde, o “decreto que reclassifica a Basílica Real surge no seguimento do processo de reclassificação submetido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), em 2021, e que mereceu parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural, através da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura”.
A autarquia castrense recorda que, desde 2018, o templo sofreu várias intervenções de reabilitação, desde a pintura exterior e arranjo da cobertura, a melhorias de portas e janelas, passando pela reabilitação do coro alto e nártex e a magnífica requalificação do teto pintado e dos tímpanos, num investimento muito relevante, na ordem de meio milhão de euros.
A Basílica Real de Castro Verde foi erguida pela Ordem de Santiago, referenciada desde 1510, embora a construção atual date já do reinado de D. Sebastião, o qual mandou edificar no seu lugar um templo que relembrasse dignamente a “memorável vitória” de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique (1573) configurando, por isso, inegável interesse histórico.