Basílica Real de Castro Verde reclassificada como Monumento de Interesse Nacional

Escrito por em 23/06/2023

A Basílica Real de Castro Verde foi classificada ontem, como “Monumento de Interesse Nacional”.

Segundo revelou a Câmara de Castro Verde, a  classificação foi aprovada durante a reunião semanal do Conselho de Ministros, que decorreu ontem, na cidade de Évora.

Segundo a Câmara de Castro Verde, o “decreto que reclassifica a Basílica Real surge no seguimento do processo de reclassificação submetido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), em 2021, e que mereceu parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural, através da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura”.

A autarquia castrense recorda que, desde 2018, o templo sofreu várias intervenções de reabilitação, desde a pintura exterior e arranjo da cobertura, a melhorias de portas e janelas, passando pela reabilitação do coro alto e nártex e a magnífica requalificação do teto pintado e dos tímpanos, num investimento muito relevante, na ordem de meio milhão de euros.

A Basílica Real de Castro Verde foi erguida pela Ordem de Santiago, referenciada desde 1510, embora a construção atual date já do reinado de D. Sebastião, o qual mandou edificar no seu lugar um templo que relembrasse dignamente a “memorável vitória” de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique (1573) configurando, por isso, inegável interesse histórico.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE