Barragem de Pedrógão iniciou descarga

Escrito por em 13/03/2025

A barragem de Pedrógão, localizada a 23 km a jusante da barragem de Alqueva, iniciou às 21h00 de ontem, “descargas controladas devido ao aumento significativo dos caudais afluentes provenientes do rio Ardila e do turbinamento das centrais hidroelétricas de Alqueva”.

 

Segundo o comunicado da EDIA, a “barragem de Alqueva está esta manhã à cota 151.49 m, ou seja, a cerca de 50 cm do seu nível de pleno armazenamento, o que representa um encaixe de aproximadamente 200 hm3”.

“Para gerir esta situação, a EDIA está a controlar os volumes armazenados através da operação das centrais hidroelétricas de Alqueva e da realização de descargas controladas em Pedrógão”.

A EDIA refere ainda que, “estas descargas irão causar um aumento temporário do caudal do rio Guadiana a jusante da barragem de Pedrógão”, e alerta as populações ribeirinhas, pescadores, agricultores e demais utilizadores da zona “para adotarem as precauções necessárias”.

Nas próximas horas o caudal instantâneo libertado na Barragem de Pedrógão terá uma magnitude da ordem dos 280m3/s.

A EDIA esclarece ainda, que “o tempo de trânsito dos caudais descarregados pela Barragem de Pedrógão é de cerca de 18 horas até ao Pulo do Lobo, o que significa que o tempo até se verificar um aumento do escoamento em Mértola poderá ser superior às 18 horas”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE