Ampliação do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo inauguradas ontem

Escrito por em 07/01/2025

Teve lugar ontem, a inauguração das obras de ampliação do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (CEGMA 2.0), orçadas em 1,4 milhões de euros.

Na iniciativa marcou presença, o deputado do PS, eleito por Beja, Nélson Brito.

A intervenção do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) nas suas instalações em Aljustrel visa “dotar o espaço de meios avançados de investigação, facilitando o desenvolvimento de novos projetos em geologia e prospeção mineral”, explicou o LNEG em comunicado.

O projeto CEGMA 2.0 permitiu a ampliação do edifício de apoio e da Litoteca de Aljustrel bem como a integração de energias renováveis visando uma melhor eficiência energética das instalações.

A operar em Aljustrel desde 2018, a versão do CEGMA 2.0 passará agora  a dispor de equipamentos e “meios analíticos e de processamento de rochas e minerais, favorecendo a aplicação de técnicas de datação de rochas, de estudos de geoquímica, de petrografia e de cartografia geológica, geoquímica e geofísica”.

Segundo revelou a Federação do Baixo Alentejo em comunicado, “Nelson Brito acompanhou e apoiou, enquanto presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, em 2018, o processo de criação do campus do LNEG naquela vila alentejana, e considerou ontem, que este “é um investimento da maior importância para apoiar a atividade extrativa no Sul do país, tanto na extração de minério como na  investigação científica que será alcançada pelo projeto CEGMA 2.0”.

 

Foto: PS Baixo Alentejo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE